Informaçõs dos Exames

Cintilografia Renal DTPA

• Cintilografia Renal DTPA

É o exame de imagem da medicina nuclear que estuda a função renal, a formação e a excreção da urina para a bexiga. O paciente é posicionado em decúbito no equipamento Gama Câmara e é injetado por via venosa um radiofármaco chamado Ácido Dietileno Triamino Pentaacético – DTPA, que é marcado com Tecnécio 99m, em alguns casos é realizada a administração de um medicamento diurético para estimular a diurese durante o exame. O preparo para o paciente antes do exame é estar bem hidratado.

Cintolografia Renal DMSA

• Cintolografia Renal DMSA

O exame possibilita verificar quaisquer anomalias na glândula, o que pode caracterizar hipertireoidismo, hipotireoidismo, entre outras alterações.

Cintilografia Tireóide

• Cintolografia Tireóide

A cintilografia renal estática com DMSA permite avaliação da função renal absoluta de cada rim. Está indicada nas patologias infecciosas agudas dos rins, na detecção de cicatrizes, nas ectopias renais, nos traumas, nos tumores, bem como na avaliação funcional de rins com patologia obstrutiva por estenoses e urolitíase.

Eletrocardiograma (ECG)

• Eletrocardiograma (ECG)

A cintilografia óssea é um exame de imagem utilizado, na maioria das vezes, para identificar sinais de câncer ou metástases para os ossos, além de identificar pontos de inflamação causados por infecções, artrites, fraturas, alterações na circulação sanguínea do osso, avaliação de próteses ósseas ou para investigar causas de dor nos ossos inexplicadas por exemplo.

Cintilografia Óssea

• Cintilogradia Óssea

Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.​
    O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.
    Para que serve o exame ECG?
    Esse exame é capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.
    Também pode ser indicado para verificar a saúde do coração quando o paciente apresenta outras condições, como:
    ●Pressão alta;
    ●Colesterol alto;
    ●Tabagismo;
    ●Diabetes;
    ●Histórico familiar de doença cardíaca precoce.

Duplex Scan Arterial e Venoso

• Duplex Scan Arterial e Venoso

É um procedimento indolor que utiliza as imagens obtidas por ultrassonografia, associadas à análise das ondas de som de alta freqüência, que fazem uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos (Doppler).​
    Todos os exames de ultra-som utilizam ondas sonoras de alta freqüência e ecos, para obter imagens de estruturas do interior do corpo. Tipos diferentes de sinais são produzidos quando o feixe de ondas sonoras é dirigido a um local particular e as ondas são ricocheteadas no órgão ou tecido do corpo. ​
    O exame de Duplex Scan Vascular pode ser utilizado tanto para obter imagens e sons das artérias (Duplex Scan Arterial), como imagens e sons das veias (Duplex Scan Venoso).

Cintilogradia Miocárdio (Músculo Cardíaco)

• Cintilogradia Miocárdio (Músculo Cardiáco)

Exame de diagnóstico por imagem que servem para avaliar o suprimento de sangue ao músculo cardíaco em repouso, durante o exercício ou em estresse
    induzido por medicamentos. É um exame usado para avaliar dores torácicas e angina, e o dano causado pelo infarto do miocárdio.

Ecocardiograma

• Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens, que permitem avaliar todas as estruturas do
    coração e seu funcionamento: forma, tamanho e espessura do órgão, entrada e saída do sangue através das valvas, existência de massas e tumores,
    sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas (aquelas ditas “de nascença”), alterações de contração (coração fraco), entre outros aspectos.

Holter 24h

• Holter 24h

O Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. É um exame complementar ao eletrocardiograma para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos.​

Teste Ergométrico

• Teste Ergométrico

O teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros
    cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica.
    Ao mesmo tempo, observam-se os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço. O teste É acompanhado de um eletrocardiograma contínuo,
    gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame. Assim, o teste serve para avaliação da capacidade
    cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforços e para ajudar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas.

MAPA

• MAPA

A MAPA identifica a presença de pressão arterial elevada fora do consultório médico nas atividades rotineiras. Os resultados desse exame podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento das pessoas com problemas de pressão arterial. Serve também para estudar a associação entre sintomas e alterações da pressão arterial. Esse exame é feito através de um gravador especial, que você carregará na cintura, acoplado a um manguito, semelhante ao do aparelho de pressão comum, que é fixado no seu braço. Esse aparelho mede a sua pressão arterial em intervalos regulares de tempo e grava os dados obtidos que, posteriormente, fornecerão ao médico as variações no período de 24 horas.